Eu queria poder dizer que a gente estava de férias. Eu queria que a gente pudesse virar uns para os outros e dizer "pessoal, estamos cansados e estressados - que tal umas semanas em Bora Bora para relaxar?". Infelizmente a nossa realidade ainda não é essa, mas vamos fingir que foi algo parecido.
Fazer animação nunca é fácil nem relaxante para ninguém. É um trabalho difícil, que demanda muito da sua atenção e do seu tempo. No nosso caso, somos todos independentes - ninguém aqui é contratado ou assalariado. Não somos uma empresa com setor de contabilidade, e nem faturamos altos royalties com nossos filmes e produtos. Por mais que a gente tenha essa grana da lei de incentivo, não dá para viver só por conta dela. Todo mundo tem outras ocupações: emprego, projetos pessoais, família, estudos, doutorado, etc. Estamos mais para EZLN do que para Blackwater.
Por isso é sempre meio complicado dar uma pausa grande e voltar depois. O pessoal nem lembra mais um da cara do outro. Quem antes podia participar, agora já não pode mais. Onde foi mesmo que a gente parou nessa cena? O que é que faltava fazer aqui? Aonde foi parar o pó de café? E lá se foi pelo ralo mais um cronograma muito bem intencionado.
Mas apesar de tudo isso a gente continua trabalhando. Quando um roteiro está bem estruturado, quando uma equipe está bem montada, todo mundo fica cada vez mais empolgado à medida em que o trabalho avança. É como um filme cheio de suspense que você quer ver até o fim. A diferença é que, da mesma forma como acontece quando a gente vê um bom filme, o tempo também passa muito rápido quando a gente trabalha em um bom filme. Uma semana aqui, uma semana ali, de repente já tem mais de dois anos que você teve aquele idéia, tem mais de dois anos que você escreveu aquele roteiro. Passa voando mesmo.
Agora quem tem que voar somos nós. Lápis a postos, scanner esquentado, monitores calibrados, guitarras afinadas, é hora da ação. Esse filme precisa ficar pronto até dia 20 de Dezembro, e vai ser o melhor presente de natal que eu poderia ganhar. Bola pra frente que começou o segundo tempo.
domingo, 6 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário